Depoimento de Flavia Santos

Fotografar para o Sagrado foi um agradável aprendizado. Noto que não tenho tido o costume de tirar fotos depois que me tornei mãe, pois, como muitas mães,  estou sempre tirando fotos da minha filha, mas raramente aparecendo nas imagens. Nua então… foi a primeira vez. E o que posso dizer é que foi tão natural quanto tirar fotos vestida!

Um dupla muito agradável e acolhedora, Reinaldo e Priscilla fizeram tudo correr com muita tranquilidade, diversão e naturalidade. Sou muito grata aos dois por fazerem esse momento acontecer.

Este ensaio vem sendo programado há meses. Desde a primeira conversa que tive com Reinaldo pessoalmente, tive certeza de que queria participar do projeto, porém, por eu não morar em BH e pela impossibilidade de algumas ideias que fomos tendo, a data ia sempre sendo adiada. Passando por BH neste mês de Julho, tive o forte impulso de que teria que ser agora, de que precisava desta experiência neste momento da minha vida. E de fato acho que aconteceu no devido momento! Talvez não perfeito, não com as melhores poses, ainda mais num lugar tão lindo, que merecia ser bem explorado. Mas tudo bem! Tudo bem mesmo, porque não era a perfeição que eu procurava, mas sim a experiência. Não tem que ser perfeito, tem que ser o que conseguimos fazer de melhor, e creio termos feito o melhor. Nosso corpo não é perfeito, e tudo bem também! Até porque o que é perfeição pode ser uma definição interna, portanto pessoal. O mais legal deste trabalho para mim, o que ficará de aprendizado, creio ser as imperfeições na verdade. As “imperfeições” que carregamos e tentamos esconder, ao invés de encara-las de frente e aceita-las, acolhê-las. Na verdade podemos também pensar que não ha imperfeições… somos feitos de diferentes partes, gostamos mais de umas que de outras, e cada uma delas faz de nos o que somos. Se reconhecer, se aceitar, se valorizar… precisamos cultivar e praticar mais essas palavras, para nos amarmos e podermos amar mais aos outros.  Creio ser essa a maior contribuição do Sagrado Feminino.

Veja o ensaio aqui!

Saiba como foi fotografar Flavia Santos clicando aqui!

Para conhecer mais sobre Flavia Santos, clique aqui!

Sobre Flavia Santos

Flavia acaba de completar 35 anos de idade e, segundo ela, quis se presentear com as fotos para começar os 35 com novas perspectivas. Ela enxerga esta fase de sua vida como uma oportunidade. Oportunidade de afirmação: dos gostos, da autoimagem, das atitudes, de sua aceitação…  Oportunidade de possibilidades também: de conquistas, do quão forte as mulheres podem ser e quão prazerosa é a conquista consciente.

Nascida em Jequitinhonha/MG, mudou-se aos 4 anos de idade, e morou em diversas cidades, mas tem muito apreço por suas raízes.  Chegou a morar alguns anos na França, onde tornou-se mãe de uma linda menina que hoje tem 8 anos. Mora atualmente em Viçosa/MG.

Flavia tem uma personalidade na maioria das vezes um tanto introspectiva. Adora observar, sonhar, criar ideias, voar em pensamentos e arriscar novos rumos. É apaixonada por: pintar mandalas, música, África, leituras, novas descobertas, natureza, cachoeiras, passeios, sol, viagens, estrada! Gosta da ideia de movimento, apesar do seu apego à “sua concha”, à tranquilidade, à paz de espirito que encontra em seu canto. Este ano em especial tem descoberto e cultivado novos gostos, novos prazeres.

E posar nua é uma oportunidade de se aceitar e se auto afirmar. Como ela mesmo diz: “Nada melhor que se despir, em todos os sentidos, para melhor se ver. Como disse um filosofo francês: “a pele pode ser a parte mais profunda do corpo””.

Veja o ensaio de Flavia Santos clicando aqui!

Saiba como foi fotografar Flavia clicando aqui!

Confira o depoimento dela dizendo como foi ser fotografada para o Sagrado Feminino aqui!

 

Making of de Flavia Santos

Acordar às 04:30hrs num dos invernos mais frios já registrados em Minas não é fácil, mas mal sabíamos do frio que ainda enfrentaríamos durante o ensaio de Flavia Santos.

Flavia nos procurou através do site e, apesar de morar em outra cidade, não tivemos dificuldade em marcar uma reunião para conversar pessoalmente sobre a sua participação no Sagrado Feminino. Desde o início ela se mostrou bastante decidida. Fazer as fotos era apenas uma questão de tempo e agenda e felizmente este dia chegou.

Como a locação para este ensaio era fora de BH, tivemos que acordar bem cedo para chegarmos num horário propício para a luz. Encontramos com ela por volta de 06hrs no centro de BH e dirigimos até o ponto onde deixamos o carro. Depois ainda andamos mais uma hora e meia até chegar ao local exato das fotos, umas ruínas de pedra conhecida como Forte de Brumadinho.

Na região o dia amanheceu com muitas nuvens e o sol demorou muito a aparecer. Durante a caminhada o vento era incessante, aumentando ainda mais a sensação de frio. Após a caminhada, chegamos ao local, mas a luz ainda estava relativamente fraca por causa da camada espessa de nuvens. Eu estava agasalhado e sentia frio, imagina a Flavia tendo que se despir para o ensaio! Estimamos a temperatura por volta de 12° com sensação térmica de 08° por causa do vento.

Sagrado Feminino - Meu corpo, meu templo! Making of's

Começamos a fotografar e somente depois de um bom tempo o sol começou a aparecer. E mesmo assim não estava aquecendo muito!

Era a primeira vez que Flavia posava nua e, como sempre, foi tudo muito tranquilo. Gosto de fotografar a modelo de forma bem descontraída para captar a naturalidade de cada pessoa. E assim foi o ensaio, com a Pri ajudando a descontrair mais ainda, tirando belos sorrisos da Flavia, como você irá conferir nas fotos.

Pergunte a qualquer um de nós se faríamos tudo novamente mesmo com um frio desses e a resposta será “SIM”! A cada ensaio um novo desafio, e é gratificante ver o resultado alcançado após todos eles!

Veja as fotos de Flavia Santos clicando aqui!

Saiba mais sobre Flavia Santos aqui!

Confira o depoimento dela dizendo como foi ser fotografada para o Sagrado Feminino aqui!

Depoimento de Alexandra Resende

Conheci o Sagrado Feminino através do Instagram e me apaixonei logo de cara. Pra mim foi uma grande honra participar desse projeto tão delicado. Nunca tinha sido fotografada profissionalmente antes e minha estréia não poderia ter sido melhor. O Reinaldo é extremamente profissional e sensível, me deixou super à vontade. Passar a tarde fazendo as fotos foi tão tranquilo quanto um passeio no parque. Uma experiência maravilhosa que todos deveriam experimentar.

Confira o ensaio clicando aqui!

Saiba como foi making of do ensaio clicando aqui!

Para conhecer um pouco sobre Alexandra Resende, clique aqui!

Sobre Alexandra Resende

Caçula de 5 irmãos, Alexandra nasceu e viveu até seus 18 anos em um sítio no interior de Minas. Agora com 31 anos de idade, é dona de casa e mãe em tempo integral de uma garotinha de 3 anos e está em seu segundo casamento. Muito bem resolvida com seu corpo e sua autoestima, ela fica muito a vontade mesmo nunca tendo feito um ensaio profissional de nu antes.

Seu amor pelos animais fez com que se tornasse vegetariana. Ainda bem que chocolate não é feito de carne…rs…pois ela adora chocolate! Além disso, ela é apaixonada por gatos, livros, fotografia e música clássica. Seu sonho é cantar em um coral! Alexandra também já cantou em bandas de rock.

Nas horas vagas ela se dedica ao artesanato e à restauração.

Ela estava ansiosa para ser fotografada para o Sagrado Feminino, assim como eu, e apresentou ótimas ideias com acessórios e na concepção das fotos. Alexandra faz tudo pela arte, inclusive não tendo restrições de deitar-se ou sentar-se no chão, mesmo com tanto lixo e entulho ao redor. Este tipo de atitude causa um impacto muito positivo e forte nas fotos que explora, em alguns casos, um lado mais “sombrio” e “obscuro” como um anjo caído. Este tipo de atitude é rara e muito desejada por todos os fotógrafos. Sorte a nossa de tê-la conosco!

Confira o ensaio clicando aqui!

Saiba como foi o making of do ensaio clicando aqui!

Leia o depoimento dela aqui!

Making of do nosso quinto ensaio

Sagrado Feminino - Meu corpo, meu templo! Making of's   Estava navegando pelo Instagram quando me deparei com um projeto de autorretrato de nu artístico e me encantei pelas fotos. Resolvi entrar em contato e perguntar de qual cidade era aquela mulher e para minha resposta, tive: “Sou de Belo Horizonte”. Que sorte!
Alexandra Resende tem o projeto Meu Ego e nunca tinha posado para outro fotógrafo. Após este primeiro contato pelo Instagram, nos adicionamos no Whatsapp e marcamos uma conversa pessoalmente.

Nosso ensaio foi feito em construções abandonadas na região metropolitana de BH e, para se chegar lá, precisamos caminhar durante um bom tempo, sem água pelo caminho e com sol a pino. Chegamos por volta das 13hrs para garantir que teríamos muita luz disponível dentro das construções e ainda poderíamos aproveitar o entardecer para fotos externas.

Locais abandonados são muito interessantes para qualquer tipo de fotografia e este em específico é bastante isolado, com muito lixo, entulho e pichações, portanto foi um pouco tenso quanto à segurança. Embora não tenhamos tido problema neste sentido, a todo o momento eu observava se alguém se aproximava. De vez em quando alguém passava ao longe e nem olhava para onde estávamos. Tudo correu na mais perfeita paz.

Fotografar a Alexandra foi incrível! Tudo fluiu com muita naturalidade e conseguimos explorar diversos pontos da locação e alguns acessórios que ela levou. O resultado você vê nas fotos!

Confira o ensaio clicando aqui!

Conheça mais sobre Alexandra aqui!

Veja o depoimento de Alexandra e como foi para ela participar do Sagrado Feminino aqui!

Um ano de Sagrado Feminino!

Há um ano eu começava este projeto que sempre sonhei em fazer para valorizar a beleza feminina e mostrar às mulheres que todas são lindas, independente de padrões e estereótipos. Agradeço a todas as pessoas que participaram: Karoline Simões, Natália Paixão, Bárbara Hank e Lua Maria pela confiança e entrega…meu carinho, respeito e gratidão à todas vocês!

Em comemoração, durante os próximos dias estaremos divulgando fotos inéditas dos ensaios já realizados. Fiquem ligadas!

Tem vontade de participar também? Entre em contato!

Depoimento de Lua Maria

Eu fiquei muito feliz com a oportunidade que tive de participar do Sagrado Feminino. Sempre gostei da ideia de aceitar o meu corpo como ele é e não ter medo do nu, pois era para ser algo naturalizado em nós, já que não há nenhum mistério externo uma vez que tudo o que temos pra mostrar está em um lugar mais profundo, dentro de nós. Queria que todas as mulheres experimentassem um pouco do que é olhar no espelho e se achar bonita. É um processo interno de aceitação onde cada uma reconhece a sua própria luta e, quando acontece, nos torna incríveis, invencíveis e capazes de conquistar tudo o que quisermos.

Participem e divulguem o projeto para que cada vez mais mulheres se amem e se aceitem como são! Seus comentários também são muito importantes para todos nós!

Confira o ensaio clicando aqui!

Saiba como foi o making of do ensaio clicando aqui!

Conheça mais sobre Lua Maria aqui!

Sobre Lua Maria

Lua Maria nos procurou após ver o ensaio da Bárbara e imediatamente se dispôs a posar para o Sagrado Feminino.  Ela já fez outros três ensaios nua, então este é o seu quarto ensaio. Curiosamente ela nunca fez um ensaio vestida! rs

Lua é uma pessoa simples, sem apego material. “Gosto de coisas simples: água, lua, sol, mato, um cantinho gostoso com as pessoas que gosto por perto…”. Ela valoriza muito suas amizades, seus animais (sua cachorrinha Mel e sua gatinha Vênus) e suas pessoas queridas muito mais do que qualquer outra coisa, considerando-os como sua família. “Não preciso de muito pra ser feliz, mas o que tenho comigo já é mais do que muito!”. Gosta de música, especialmente mpb e também de poesia e leitura e tenta diminuir o consumo de carne pois acredita que toda vida tem valor.

Ela faz freelancer em trabalhos horizontais, sem hierarquias, onde todos têm voz. Adora fotografar, sempre anda com uma câmera na bolsa.

Militante do feminismo, ela defende a igualdade de gênero onde todos podem fazer o que quiser com seu corpo. Mora sozinha por escolha própria, para exercer sua liberdade como mulher. É também adepta do relacionamento livre, onde lida com o respeito e espaço do outro sem interferir nas suas escolhas.

Com este tipo de pensamento, você se surpreende em saber que Lua tem apenas 22 anos recém-completados! Seu ensaio foi feito dois dias depois de seu aniversário. Ela encara o nu de forma tão natural que foi muito fácil e produtivo fotografá-la. Ficamos fotografando por horas e poderíamos ter continuado por muitas outras.

Confira o ensaio clicando aqui!

Saiba como foi o making of do ensaio clicando aqui!

Veja o depoimento de Lua Maria aqui!

Making of do nosso quarto ensaio

Sagrado Feminino - Meu corpo, meu templo! Making of's

Lua Maria nos procurou através do nosso site pois se identificou com nossa proposta desde o início. Nosso quarto ensaio foi feito em uma pousada localizada no aconchegante distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecida como Macacos, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Como eu já conhecia a locação e sabia a posição do sol com relação aos quartos e exterior da pousada, decidimos chegar no início da manhã para aproveitar bem a luz natural disponível, portanto saímos cedinho de BH. O dia estava ensolarado, com céu claro de outono, então luz abundante estava garantida.

A Pousada Kumaru tem um clima zen e sofisticado ao mesmo tempo. É um local muito bem decorado e super descontraído, muito procurado para quem quer fugir de BH mas ao mesmo tempo não quer estar muito longe da capital. Ótimo para descanso. Sendo assim, o clima da pousada agregou muito ao ensaio e à nossa inspiração.

A Lua adora posar nua e o ensaio flui com muita naturalidade. Ela contribuiu com poses e ideias para as fotos com naturalidade e sensualidade e até com ousadia em alguns momentos. Ficamos fotografando por horas, explorando todos os pontos que a locação nos oferecia e brincando com poses, expressões, decoração, acessórios…tudo o que nossa criatividade nos permitia fazer!

Desde nossa primeira conversa ela se mostrou muito segura e decidida a fazer o ensaio, com uma atitude que me deixou surpreso para seus recém completados 22 anos.

Confira o ensaio clicando aqui!

Conheça mais sobre Lua Maria aqui!

Veja o depoimento  de Lua Maria e como foi participar do Sagrado Feminino clicando aqui!